
Antropofocus retorna aos palcos curitibanos com a comédia PELA HORA DA MORTE que satiriza o acesso a saúde no Brasil
- No Teatro Curitiba
- 3 de fev.
- 4 min de leitura
Referência na comédia teatral de Curitiba, o grupo Antropofocus retorna aos palcos curitibanos com espetáculo PELA HORA DA MORTE, comédia que satiriza a mercantilização da vida e as contradições do sistema privado de saúde.
O espetáculo estará em curta temporada, entre os dias 05 e 08 de fevereiro, no Teatro José Maria Santos.
A montagem, que estreou em 2023, é uma sátira contundente sobre os limites éticos do sistema privado de saúde, usando o humor como ferramenta crítica.

A trama acompanha a jornada absurda de uma mulher que precisa provar que está viva após ser dada como morta por um erro burocrático. A partir dessa situação limite, o espetáculo constrói uma crítica afiada à lógica da mercantilização da vida, expondo desigualdades, descuidos institucionais e a frieza de decisões tomadas em nome do lucro.
Com humor ácido e ritmo acelerado, a peça escancara os contrastes entre atendimentos “exclusivos” — reservados a quem pode pagar — e o tratamento destinado a quem não se enquadra nos padrões do chamado luxo da saúde. A protagonista, uma paciente em situação de vulnerabilidade, se vê presa a processos burocráticos tão incoerentes quanto cruéis, que colocam sua própria existência em xeque.
Além da crítica ao sistema, “Pela Hora da Morte” também lança luz sobre a desumanização das relações e a violência do machismo estrutural, presente tanto de forma explícita quanto velada. O resultado é uma comédia que provoca o riso ao mesmo tempo em que convoca o público à reflexão.

O espetáculo marca a primeira direção de Anne Celli à frente de uma montagem do Antropofocus. Integrante do grupo desde 2006, a artista foi premiada como Melhor Direção no Troféu Gralha Azul 2023, premiação que também reconheceu a produção com o prêmio de Melhor Cenário. Durante a programação do Festival de Teatro em 2024, foi a montagem mais indicada na Mostra Fringe.
A concepção inicial da montagem era diferente, mas foi transformada pelo contexto da pandemia de Covid-19 e pelas recorrentes notícias sobre priorização de atendimentos para pessoas mais ricas. O espetáculo passou, então, a refletir as dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros ao buscar atendimento de saúde.
Referências a esse período atravessam a dramaturgia, desenvolvida ao longo de quase um ano antes dos ensaios. O texto foi escrito de forma colaborativa por um trio de dramaturgos: Anne Celli, Andrei Moscheto e Biá Lopse.
Com 25 anos de atuação, o Antropofocus é reconhecido por sua produção autoral e pela defesa da pluralidade estética da comédia como linguagem capaz de abordar temas complexos e urgentes. O grupo soma mais de 15 espetáculos originais, além de projetos em rádio, vídeo e podcast, e uma trajetória marcada por participações em festivais e premiações em todo o país.
Essa temporada do espetáculo PELA HORA DA MORTE compõe a programação do Projeto ANTROPOFOCUS MOSTRA 25 ANOS, onde o grupo circula por diversos espaços culturais da cidade de Curitiba que fizeram parte da trajetória do grupo ao longe de seus 25 anos de existência, apresentando seus espetáculos de repertório e atividades formativas.

SINOPSE
Em um atendimento de emergência do Hospital Saint Monnaie, uma paciente é levada às pressas para o centro cirúrgico. Ela passa por uma triagem exclusiva, oferecida apenas para os pacientes cobertos pelo caríssimo Plano Premium. No procedimento cirúrgico descobre-se um engano burocrático: a paciente não é Premium e seu plano não cobre extravagâncias como... cirurgias! Baseado em fatos reais e surreais que acontecem no Brasil e no mundo, onde a exclusividade dos melhores serviços é oferecida apenas a poucos, o Antropofocus apresenta uma comédia feita exclusivamente para você! Porque você merece! Você é especial! Você é THE BEST PERSON IN THE WORLD. Adquira o seu ingresso e vivencie uma luxuosa experiência PREMIUM que só o Antropofocus pode te proporcionar.
FICHA TECNICA
Direção: Anne Celli
Assistente de Direção: Biá Lopse
Dramaturgia: Anne Celli, Biá Lopse e Andrei Moscheto
Elenco: Andrei Moscheto, Anne Celli, Edran Mariano, Larissa Lima e Marcelo Rodrigues
Voz em off: Alexandre Nero, Anderson Bizzocchi e Ciliane Vendruscolo
Direção de movimento e Preparação Corporal: Peter Abudi
Iluminação: Nadja Naira
Assistente de Iluminação, Soluções luminosas e traquitanas: Paulo Rosa
Op. de luz: Wagner Correa
Cenário e Figurino: Paulo Vinicius
Sonoplastia: Célio Savi
Op. de som: Gabriela Farias
Assistente de Produção: Dânatha Siqueira
Diretor de Produção: Edran Mariano
Realização Antropofocus
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO, FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.
Incentivo: Positivo
SERVIÇO - PELA HORA DA MORTE
Quando: de 05 a 08 de fevereiro de 2026 (quinta a domingo)
Quinta e sexta, às 20h | Sábado e domingo, às 19h
Local: Teatro José Maria Santos — Rua Treze de Maio, 655
Classificação Indicativa: 14 anos
Gênero: Comédia
Ingressos:a venda pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro (01 hora antes do início das sessões) -https://www.diskingressos.com.br/grupo/2903/2026-02-08/pr/curitiba/pela-hora-da-morte
R$ 50,00 (inteira) | R$ 25,00 (meia-entrada)
Promoção: 50% de desconto para quem apresentar a camiseta do Antropofocus (desconto não cumulativo).
Informações: (41) 99955-9172 ou @antropofocus




Comentários